Se quiser ir direto para as perguntas e respostas, elas estão destacadas logo após o texto :)
Olá pessoal, bem vindos à essa página, onde passarei à reproduzir o conteúdo e jogos produzidos por mim. Pretendo, além dos jogos, trazer vídeos, textos e tutorias de artes para jogos.
Esse texto tem a intenção de responder algumas questões que tenho recebido após alguns dos meus games terem repercutido bem. Antes de mais nada, gostaria de responder o porquê de eu fazer jogos e foi por isso que eu comecei mostrando a imagem acima, de um evento em Guarulhos onde apresentei o jogo (Jogo da Xondaro em que eu era o artista) "Assis: Crônica do Livramento" . Creio que nada supera a sensação de ver alguém jogando o seu jogo.
Dito isso, tem toda uma história que envolve um Atari, um Mega Drive e um Super Nintendo quando eu tinha seis anos que pode explicar melhor minhas motivações, mas vou precisar deixar isso para uma outra ocasião, por enquanto, vou ser bem prático.
Quem sou eu no mundo do desenvolvimento de jogos?
Rafael Braga, 31 anos, Santo André-SP. Prazer! Para ser bem sincero, faz muitos anos que venho fazendo arte, editando sprites, aprendendo diversas coisas sobre arte e o desenvolvimento de jogos, participando de game Jams. Essa também é uma resposta curta para uma história longa, mas preciso pular para 2018, onde finalmente descobri a fatia do bolo da qual eu faço parte: Gamedev, negro, periférico. Isso, o "indie do indie".
É um caminho um tanto tortuoso, mas em 2020, com o começo da quarentena, como muitos de vocês, eu fiquei em casa, e entre atividades voluntárias e o medo de pirar, resolvi fazer tudo o que a rotina de trabalho não me permitia: Estudar desenvolvimento de games, Participar de game jams e fazer fã games, tudo sozinho.
Foi então que algo aconteceu: eu fiz o Jogo "Detona Babu" e ele repercutiu de forma extraordinária no twitter. Você pode conferir ele no link a seguir:
https://gameguerrilha.blogspot.com/2020/05/detona-babu.html
https://gameguerrilha.blogspot.com/2020/05/detona-babu.html
Veja mais em https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2020/04/30/detona-babu-brasileiro-cria-jogo-do-ex-participante-do-bbb20.htm?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=start&cmpid=copiaecola
E na sequência, a convite da minha Amiga, Andreza Delgado, uma das Criadoras do Perifacon (Minha participação no Perifacon, bem como todas as oportunidades que surgiram à partir do evento, também merecem um post) passei a desenvolver o jogo "Sobrevivendo ao Coronavírus", que tinha como intenção chamar atenção para o projeto de mesmo nome e arrecadar doações para a compra de cestas básicas para famílias atingidas pelas dificuldades geradas pela Pandemia do Covid-19.
E a repercussão dessa vez, me deixou sem palavras, emocionado e muito feliz por ter jogado luz sobre o Projeto:
Então, é de se esperar que tanta repercussão tenha gerado algumas dúvidas e perguntas direcionadas ao meu trabalho. Por isso, venho respondê-las à seguir:
Você trabalha profissionalmente com jogos?
Não. Eu sou preto e periférico, isso não necessariamente te impede de atuar no mercado, mas estatisticamente não estamos representados de forma igual no mercado.
Você é formado em Game design/Jogos Digitais?
Não. Estudei Design Gráfico e não cheguei a me formar. No período em que procurei, a oferta de cursos na área não era tão farta no Brasil. Hoje em dia isso já mudou um pouco, mas também é possível começar aprender a fazer jogos de diversas outras formas, te garanto.
Você é programador?
Não, definitivamente não. Eu sou artista. Todo respeito para quem enxerga a Matrix ^^
É difícil fazer um jogo?
Sim. Mas é muito gratificante, você só precisa se esforçar, como em tudo na vida.
Seus jogos são jogos comerciais, podem ser comparados aos jogos famosos no mercado?
Não. Meus jogos atualmente são mais focados no próprio estudo do game design, fã games e homenagens. Mas eu pretendo que isso me leve a produzir jogos completos e maiores conforme as oportunidades surjam.
Como você faz os seus jogos, quais ferramentas você usa?
Eu tento privilegiar ferramentas de licensa aberta. Por muitos anos usei o Piskel (https://www.piskelapp.com/) Ferramenta gratuita e que funciona direto do navegador para fazer pixel art. No ultimo ano adquiri uma licensa do Aseprite que é software muito semelhante ao Piskel, mas possui alguns recursos à mais, ele tem um preço bem acessível que considero justo e está disponível na Steam. Uso o Photoshop para edição de imagens e o Inkscape que é uma alternativa gratuita ao Ilustrator ou Corel Draw para ilustração. A engine que utilizo é o Construct 2 em sua versão gratuita. As vezes uso o https://beepbox.co/ para criar a música e o audio ou utilizo musica em creative commons (livre de direitos autorais).
Seus jogos estarão disponíveis para Download na App Store, Google Play, Steam ou algum serviço do tipo?
Por enquanto não. Todos esses serviços cobram altas taxas para que o dev disponibilize seu jogo. Por outro lado, todos meus jogos são disponibilizados gratuitamente e rodam no navegador. Em projetos futuros, com um apoio financeiro, posso considerar disponibilizá-los nessas lojas. Como dev preto e periférico, não acredito que pagar para fazer jogos seja o melhor caminho, é uma visão bem pessoal e que diz respeito a minha realidade e vivência.
Como eu devo começar no desenvolvimento de jogos?
A melhor forma de começar é fazendo jogos. Primeiro você precisa identificar qual é sua área de interesse dentro do desenvolvimento, são diversas, como: Arte, Design, Game design (desenho de mecânicas), Programação, Roteiro, Level Design (desenho das fases), Sound Designer (criar os sons do jogo), Música, entre outros. A partir daí tente aprender sobre algum dos softwares gratuitos que citei acima, entre em grupos, procure amigos que também se interessam pelo assunto, se envolva. E caso não tenha um computador, saiba que pode aprender sobre game design, jogos de tabuleiros, história do jogos e muitas outras coisas que vão te fazer entrar no mundo do desenvolvimento.
Me Siga :)
Me siga nas Redes sociais (@rafa_GameDev), pois pretendo continuar postando conteúdo sobre desenvolvimento e consumo de jogos, podem aguardar que vem coisa boa por aí.
Por enquanto, vou deixar algum material meu e de outros desenvolvedores pra quem tem vontade de começar:
Um tutorial que produzi sobre Pixel art: https://www.youtube.com/watch?v=UTna-F0I8mo
Um tutorial que produzi sobre Pixel art: https://www.youtube.com/watch?v=UTna-F0I8mo
O melhor tutoria de Pixel Art que vc vai achar, feito pelos brasileiros criadores do jogo "Celeste":
Uma boa compilação de técnicas de Pixel art: https://www.tutoriart.com.br/tutoriais-e-tecnicas-de-pixel-art-para-iniciantes-e-avancados/
Um pouco de história dos jogos: https://www.youtube.com/watch?v=2fKijw3AchU
Um ótimo canal sobre level design: https://www.youtube.com/watch?v=toFGyiLajok
Sobre Construct: https://www.youtube.com/watch?v=K63_FzJmBFs
Um ótimo canal sobre level design: https://www.youtube.com/watch?v=toFGyiLajok
Sobre Construct: https://www.youtube.com/watch?v=K63_FzJmBFs
Bem, Por enquanto é isso, até mais e acreditem, vocês são capazes!
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